quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conhecendo os principais componentes do Sistema Reprodutor Masculino

        O pênis é o órgão copulador masculino. Em seu interior há três cilindros de tecido erétil, localizados lateralmente ao pênis e o corpo esponjoso localizado, medianamente, ao redor da uretra. Esses três corpos intumescem durante a excitação sexual devido ao acumulo de sangue em seu interior, o que promove a ereção do pênis, possibilitando o ato sexual. Próximo à extremidade do pênis, o corpo esponjoso expande-se, formando a glande, que apresenta grande sensibilidade à estimulação sexual; é protegida por uma prega de pele, o prepúcio.
        O pênis é percorrido longitudinalmente pela uretra, um canal comum aos sistemas urinário e genital, que serve tanto para eliminar urina como esperma.
      O escroto é uma bolsa de pele situada entre as coxas embaixo do pênis; em seu interior alojam-se os testículos, que são as gônadas masculinas.
      Um testículo é constituído por milhares de tubos finos e enovelados, os túbulos seminíferos, e por camadas envoltórias de tecido conjuntivo no interior dos túbulos seminíferos são produzidos os espermatozóides. Entre os túbulos seminíferos situam-se as células intersticiais, responsáveis pela produção de testosterona, o hormônio sexual masculino.

0 comentários:

Postar um comentário